Stranger Things possui muitos momentos marcantes que já merecem um lugar especial na cultura pop, e um deles, com certeza, é o que Joyce Byers (Winona Ryder), tomada pelo desespero, passa a se comunicar da maneira mais estranha possível com o filho desaparecido: através de lâmpadas pisca-pisca. Como ela não conseguia respostas mais elaboradas do garoto que estava perdido em outra dimensão, o negócio foi improvisar: ela pintou o alfabeto em grandes letras pretas na parede da sala, pendurou as luzes ali e, assim, Will conseguiu dizer mais ou menos onde estava e a mandou fugir para longe do monstro.
Não há nenhuma comprovação científica sobre isso, mas algumas hipóteses racionais podem explicar o fenômeno que dá a impressão de que espíritos estão movendo objetos. Uma dessas hipóteses é baseada no movimento ideomotor, que explica que, inconscientemente, podemos realizar certos movimentos sem percebermos; o que, aliás, também está associado a estudos acerca da hipnose.
A sinalização ideomotora é uma das técnicas mais poderosas usadas em hipnoterapia, é a maneira não verbal de comunicação,[…] Obtenha um pendulo ou crie um, amarrando alguma coisa, como um anel por exemplo, à ponta de um fio com aproximadamente 25cm de comprimento.
Repouse o cotovelo sobre uma mesa com o braço para cima e na vertical, mantenha a sua mão paralela à mesa, o pulso ficará dobrado a 90O. Segure a ponta livre do fio com a ponta dos seus dedos polegar e indicador. Peça à sua mente inconsciente para escolher um movimento que indique a resposta sim. Pode ser um movimento circular no sentido horário ou anti-horário, ou um movimento pendular, vai e vem, em qualquer direção. Mentalmente pense em sim constantemente, aguarde até o pendulo se movimentar no sentido cuja resposta é sim. Agora, peça a sua mente inconsciente para movimentar o pendulo de maneira diferente para indicar a resposta não. Aguarde e perceba como o pendulo se movimentou.
Desta maneira você instalou um sistema de resposta ideomotora para se comunicar com a sua mente inconsciente.
(FONTE: UniversoPsi http://www.universopsi.com.br/dv006.html)
Para os que acreditam no tabuleiro Ouija, os especialistas na prática sempre reiteram que não se deve brincar com coisas sérias, ou provocar algo com que você não possa lidar. A diferença básica dos tabuleiros para a parede de Joyce é que Will não havia morrido, mas fica claro que o antigo artigo de aproximação com o sobrenatural foi uma inspiração para a cena que tira o fôlego dos telespectadores da série.