A música Every Breath You Take marcou o fim da segunda temporada de Stranger Things.

Enquanto a música embala o beijo de Mike e Eleven, no baile Bola de Neve, temos uma visão do cenário sendo invertido e a aparição do Devorador de Mentes (Mind Flyer).

Mas, afinal, qual a ligação de tudo isso com a música Every Breath You Take?

Primeiro, vamos aos dados técnicos.
Every Breath You Take é uma música do álbum Synchronicity da banda inglesa The Police, lançada em 20 de maio de 1983, ou seja, alguns meses antes dos acontecimentos da primeira temporada de Stranger Things e ela está na posição 84 entre as 500 melhores músicas de todos os tempos, de acordo com a revista americana Rolling Stones.
É também uma das músicas mais tocadas em todas as rádios, de todos os tempos. Inclusive, é possível ouvi-la tocando aí em qualquer lugar nos dias de hoje, além de ser considerada uma balada romântica que marcou a vida de muita gente, embalando casais ao redor do mundo.
Mas, se você analisar a letra, ela não é bem assim tão “doce”: tudo não passa de uma interpretação errônea!
Sting, compositor da música e integrante do The Police, confessou em uma entrevista para a BBC Rádio, que a música trata de ciúmes e obsessão, e acha estranho tocarem em casamentos, pois é uma canção perversa disfarçada em um contexto romântico.

A musa inspiradora para e letra foi a ex-mulher de Sting, a atriz Frances Tomelty, com a qual o cantor teve dois filhos, Joseph e Kate.

Parte da letra da música:
Every move you make (A cada movimento que você fizer)
Every vow you break (A cada promessa que você quebrar)
Every smile you fake (A cada sorriso que você fingir)
Every claim you stake (A cada pedido que você fizer)
I’ll be watching you (Eu estarei te observando)

Veja a letra completa

Voltando ao contexto da série: Eleven consegue caminhar entre as dimensões, e, com isso, teve a possibilidade de fechar o portal da outra dimensão com a Terra, aborrecendo o Devorador de Mentes. Logo, a música representa que ela passou a ser observada de perto pelo monstro e que terá cada passo que der sendo vigiada por ele na terceira temporada.

Texto de Felipe Goulart
Revisão de Karla Kélvia