Demogorgon de fato não é o monstro que vimos em Stranger Things, foi apenas uma nomenclatura usada pelas crianças para se referir ao monstro, pois era algo que gerava medos nelas. O verdadeiro Demogorgon aparece na série apenas como uma peça de RPG. O monstro da série possui características bem humanoides, ao contrário do monstro do RPG, que parece ter saído de um conto de H.P. Lovecraft.

demogorgon

Como podemos ver, ele possui um torso de reptiliano, tentáculos ao invés de braços e duas cabeças de babuínos, Aameul (a cabeça esquerda) e Hethradiah (a cabeça direita), ambas cabeças possuem personalidades diferentes, e sempre estão planejando a destruição uma da outra.
Aliás, se traçarmos aqui um paralelo, o monstro da série tem apenas uma cabeça, seria Eleven a outra cabeça?

O Demogorgon é o nome grego para demônio, é personagem recorrente na literatura antiga, principalmente pelo poeta inglês John Milton, que não se referia diretamente ao Demogorgon como uma criatura, mas sim uma região específica.

Na mitologia Dungeons & Dragons, o Demogorgon é uma das criaturas mais poderosas e temidas. É conhecido como o Lorde Demônio do Abismo. Sua presença pode corromper o tecido da realidade e espalhar a insanidade por onde passa. Sua primeira aparição foi no suplemento Gaygaxiano Eldritch Wizardry complemento para Dungeons and Dragons Zero Edition (baixe aqui). Com o passar dos anos, esse personagem teve algumas modificações, como colocar duas cabeças de hienas ao invés de babuínos (sabemos como hienas são traiçoeiras ‘Rei Leão’). Isso gerou uma repercussão bem negativa quanto a nova aparência do Demogorgon, mas convenhamos que a personalidade de duas hienas são mais interessantes.
O site Rolando20 fez um texto bem bacana e completo sobre o que é o Demogorgon, confira aqui.

demogorgon_rpg

Confira algumas artes:

Demogorgon_-_Daren_Bader Demogorgon_-_Miniatures_Handbook Demogorgon_-_Steve_Prescott Demogorgon_-_ToB Dragon_357_cover Drizzt_vs_Demogorgon Out_of_the_Abyss_cover