A Netflix, no dia 31 de agosto, confirmou aquilo que todos os fãs da série Stranger Things esperavam: a segunda temporada virá ano que vem, na fall season (que é a época mais valorizada em termos de séries e que começa no mês de setembro). O período de filmagens será de outubro a abril, e, como os Duffer adiantaram a vários veículos de comunicação, novos personagens surgirão (como uma garota chamada Max) e as coisas se tornarão mais sombrias lá pras bandas de Hawkings.

A nova temporada ocorrerá em 1984, um ano bastante importante para a indústria do cinema, porque grandes filmes foram lançados nesta época. Os irmãos responsáveis pelo seriado disseram em entrevistas que alguns destes filmes serão inspiração para os próximos capítulos, citando, entre eles, o segundo filme de Indiana Jones e O Exterminador do Futuro, de James Cameron. Que tal conhecer algumas das produções das quais provavelmente Stranger Things beberá da fonte na segunda temporada?

 

indiana_jones
Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Continuação da saga do arqueólogo mais famoso dos cinemas, os próprios irmãos Duffer disseram que este foi um filme que traumatizou algumas crianças porque tem uma vibe mais pesada (como a antológica cena do coração ainda pulsando sendo arrancado do peito de uma pessoa #Tenso).

Os Caça-Fantasmas (1984)
Os Caça-Fantasmas (1984)

Um ícone que entrou para a história da cultura pop, o filme dos caçadores de seres sobrenaturais que atormentavam Nova York mistura deliciosamente comédia, ação e um pouco de terror (e até ganhou um reboot neste ano). Afinal de contas, como diz a inesquecível música-tema deles, “If there’s somethin’ strange in your neighborhood/Who you gonna call? (Ghostbusters)”
(Se tem alguma coisa estranha na sua vizinhança/Quem você vai chamar? Caça Fantasmas!)
Lembrando que a zoeira não tem limites, o pessoal do Darth Blender criou o “vídeo-encontro” Strangerbusters – Ghostbusters x Stranger Things Mashup.

amanhecer_violento
Amanhecer Violento (1984)

Este filme, que ganhou um remake em 2012, conta como um grupo de jovens de uma pequena cidade dos EUA luta com armas na mão para combater uma invasão comunista. Mais pela estética e pela tensão vivida pelos protagonistas jovens do filme, esta pode ser sim uma influência para Stranger Things, já que as coisas em Hawkings devem se tornar gradativamente mais densas.

A Hora do Pesadelo (1984)
A Hora do Pesadelo (1984)

O verdadeiro clássico dos filmes de terror criado por Wes Craven já foi uma referência visível na primeira temporada ( lembrei-me imediatamente de Freddy Krueger quando o Demogorgon saía da parede). Mas o medo e o suspense causado por um monstro sedento continuará sendo um mote na série, tal qual no filme.

A História Sem Fim (1984)
A História Sem Fim (1984)

Crianças vivendo uma aventura que se divide entre o mundo “real” e outro que parece estar em “outra dimensão”… já viu essa história? Em 1984, a saga de Bastian, que acaba misturando sua vida com a do livro fascinante que encontra é uma das produções mais lindas e geniais protagonizadas por crianças nos anos 80.

Karate Kid - A Hora da Verdade (1984)
Karate Kid – A Hora da Verdade (1984)

Um dos maiores sucessos da década, a história de superação de Daniel San com a ajuda do senhor Miyagi não tem nada de sobrenatural, mas veem-se pontos nela que poderiam se ajustar às perspectivas dos meninos de Stranger Things, como o fato de eles serem “underdogs” que têm que superar seus medos ou até na nova faixa na cabeça que Lucas poderia adotar nesta temporada.

O Exterminador do Futuro (1984)
O Exterminador do Futuro (1984)

O filme que dá início à saga da humanidade contra as máquinas causou uma impressão muito positiva em público e crítica, e os próprios Duffer revelaram que o filme de James Cameron (uma poderosa mescla de ação com ficção científica) pode ser uma grande influência para a 2ª temporada.

Chamas da Vingança (1984)
Chamas da Vingança (1984)

Este filme, baseado na obra de Stephen King e protagonizado por Drew Barrymore, já é uma das maiores referências para a série, pois guarda um paralelo muito grande com a história de Eleven: uma menina cujos pais passam por um experimento do governo e que nasce com o poder da piroquinésia (coloca fogo nas coisas com o poder da mente) é perseguida de uma organização secreta e precisa fugir.

Menções Honrosas: filmes muito legais que saíram em 1984 mas que não necessariamente podem ser referidos em Stranger Things:
– Os Gremlins, Splash: Uma Sereia em Minha Vida; Loucademia de Polícia; Footloose; Um Tira da Pesada; Gatinhas e Gatões; O Último Guerreiro das Estrelas.