Texto de Abner Pereira em sua conta no Medium.

Nem só de Lady Gaga se faz um Super Bowl, mas de toda a ansiedade dos fãs em saber que a qualquer momento um teaser da 2ª temporada de sua série favorita apareceria. E quando surgiu, nunca 30 segundos foram tão rápidos. É por isso que, mais uma vez, estou aqui pra mostrar o que possa ter passado desapercebido para vocês.

L’Eggo My Eggo

De cara somos apresentados a uma típica propaganda dos anos 80, onde parecia ser divertido roubar o waffle de outra pessoa. É aí que surge a expressão “let go my eggo” (largue meu eggo/waffle) ou “L’Eggo my Eggo”, fazendo referência a marca popular do produto.
Não à toa, óbvio, já que a 1ª temporada faz menção aos famosos waffles várias vezes, como quando Eleven os rouba do mercado para comer. O gerente deveria ter gritado “L’Eggo my Eggo!” 😛

Explosão!

Não bastasse as cenas já serem rápidas demais, o teaser começa bugando com alguns glitches, já na cena da propaganda, relevando algo que para alguns pode não ser nada. Será?

Conseguimos ver uma placa giratória de uma loja de fliperama (sensação dos anos 80) com uma explosão ao fundo:

Onde é esse lugar? Pelo ambiente caótico podemos pensar “ é mundo invertido!”. Porém a placa – ainda não alcançada pela explosão – está em perfeito funcionamento, sem resíduos ou gosmas.

Eleven!

Mais cenas de deliciosos waffles e então escutamos Mike gritar “Eleven!” em uma rua escura com alguns postes ligados, e então a primeira personagem aparece:

Abrindo os olhos e, como de costume, com o nariz sangrando, já nos evidencia 2 coisas: primeiro que a El não morreu, e segundo que, de acordo com a dica de filmagem, ela estaria no Mundo Invertido (ou seria futuro?). Seria esse o momento em que ela acordou do outro lado, logo após enfrentar Demogorgon?

E falando em Eleven…

Temos essa cena polêmica em que na primeira parte parece MUITO o Mike e depois parece MUITO a Eleven, inclusive aumentando o brilho da imagem é possível identificar o nariz sangrando. Os 2 estão com o cabelo na mesma altura atualmente. Pode ser os 2? Pode. Um no mundo invertido e outro aqui. Mas por que estariam chorando? Por alguém ou é por arrependimento de terem feito alguma coisa errado, tipo… SOLTAR UM MONSTRO?!

Os Caça-Fantasmas

O teaser segue com Mike, Dustin e Lucas andando de bicicleta e indo para a escola como mostra uma cena posterior. Erroneamente alguns tem pensado que os meninos estão vestidos com o traje de caça-fantasma (foto divulgada durante a semana) por realmente quererem acessar ou capturar elementos do Mundo Invertido. Uma simples olhada na porta de entrada nos mostra que a escola está passando por comemorações de Halloween. Ou seja, é apenas uma fantasia. Além do mais, os meninos não tem tecnologia para isso. Pesquise “halloween 1984” no Google Imagens.

A cena segue um padrão interessante de narrativa que pode nos dar uma dica. Vários filmes seguem essa sequência: 2 ou mais indivíduos focados numa discussão enquanto um terceiro indivíduo, alheio a isso, parece perceber algo enquanto a câmera se afasta:
O que Dustin está olhando com cara de preocupação, e que também parece ter chamado a atenção do garoto à direita, ao fundo? Algo grande aconteceu? Alguém inesperado chegou?
Tão preocupante quanto isso é…

Onde está Will?

Por mais que só apareça os pés, tudo aponta que é o Will na escola, mas e na cena seguinte? Por que ele está num “hospital”?
Will pode não ter conseguido esconder por muito tempo seu estado de saúde (como bem fingiu logo após ter cuspido uma lesma) e, preocupados com a situação, a família o levou para consultar e ver o que há de errado.

É 30 de outubro, 1 dia para a noite das bruxas, como mostra na data do monitor, e nosso amigo está acompanhado de sua mãe e… Dr. Brenner? Não dá pra dizer, porém as imagens nos outros monitores nos mostram um local muito parecido com o laboratório do cientista. Numa delas vemos as portas de vidro da entrada do prédio como as que apareceram na 1ª temporada. O que também corrobora com o indício de não estarem num hospital ou consultório comum é o próprio fato de que estão sendo vigiados.

Por quanto tempo ele está lá? Está internado ou apenas sendo examinado? De qualquer forma é um local de risco se for confirmado que estão mesmo na HNL (Hawkins National Laboratory).

Hopper

O Xerife Hopper está em uma casa quando uma explosão acontece…

Que impacto teria causado esse estrago? Veio de fora?

Outra cena sem muita explicação é onde ele parece estar cavando algo. Pode ser um flashback? Ele estaria escondendo algo ou retirando algo que escondeu há muito tempo? Não fazemos ideia.

Fogo x Demogorgon

Em algum momento veremos uma caçada no Mundo Invertido. Seria um resgate de Eleven? Pelo menos agora eles aprenderam a ir armados. Pelo que indica o recruta tem um lança-chamas. Bom, fogo não mata o Demogorgon, mas como vimos na tentativa de Nancy, Steve e Jonathan, afugentou. Quem seria o voluntário?

Thessalhydra

No final da 1ª temporada os garotos estão brincando novamente de Dungeons & Dragons quando no jogo surge um novo monstro. com suas várias cabeças, nos é anunciado o Thessalhydra. Sendo assim, está na mente de todos que a 2ª temporada irá nos apresentar um novo monstro. É quando teaser chega ao ápice e nos mostra realmente um ser gigantesco com vários braços que se bifurcam em 2 momentos seguidos.
Primeiro um desenho:


E em seguida, de verdade:

Acreditamos que eles estão invertidos cronologicamente. O primeiro evento deve ser quando Will se depara com o monstro, e mais, isso seria uma visão dele do futuro. Após ter tido essa visão, ele ou alguém teria feito o desenho para mostrar aos outros o que está por vir.

E aí chegamos a um ponto interessantíssimo. Lembram que na teoria eu citei um evento catalisador para que a cidade de Hawkins se transformasse de forma generalizada, caminhando em direção a sua versão do futuro? Cheguei a responder alguns comentários sugerindo uma possível explosão na HNL, e com ela, a expansão da fenda do laboratório.
A verdade é que em 30 segundos de teaser tem explosão demais para o meu gosto. Vários amigos me perguntam onde o teaser se encaixa na teoria. Pelo visto, nada mostrado desconfirmou a teoria da Hawkins do Futuro, ao contrário, nos mostrou um ambiente catastrófico tomando conta da cidade, e ao que tudo indica uma explosão pode ter a ver com isso.

Pra encerrar, o texto do teaser nos sugere novamente uma transição e uma continuidade.


Aos poucos Hawkins está se transformando no Mundo Invertido.
Comente o que você achou!