Conteúdo

Amizade nos anos 80

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Se tem algo que Stranger Things trouxe, foi o sentimento nostálgico por uma das épocas mais queridas do século XX, os anos da década de 1980. E, se teve algo que o cinema deste período mais buscou explorar, principalmente no conteúdo produzido para os mais jovens, foi a questão da amizade, dos valores e do convívio em grupo. Não à toa, como boa “cria” que a série dos irmãos Duffer é, não poderia faltar uma turma de amigos dispostos a manter a lealdade e se apoiarem não importasse o que fosse acontecer.

Neste post, acho interessante lembrar filmes dos anos de 1980 que representam tão bem a ligação dos meninos de Stranger Things:

goonies

1 – Os Goonies (1985): Já cantava Cindy Lauper na música-tema do filme, “What’s good enough for you/ Is good enough for me” ( O que é bom para você, é bom o suficiente para mim”). Os Goonies eram uma turma de amigos para lá de diferentona, cada um tinha um estilo e habilidades únicas, mas foi a união de todas as qualidades deles que os fizeram ser bons o suficiente para fugir de uma família de mafiosos e descobrir o tesouro de pirata que salvaria todo o seu bairro.

stand_by_me2 – Conta Comigo (1986): este foi declaradamente um filme que inspirou os criadores de Stranger Things, segundo os próprios relataram. Ele é baseado em um conto de Stephen King ( “O Corpo”)– e, se você reparou bem, este é o nome do quarto episódio da série, que também homenageia o filme quando os garotos saem andando nos trilhos, procurando o portal para o Mundo Invertido com suas bússolas e resgatar Will. Em Conta Comigo, os quatro garotos protagonistas saem em busca do corpo de um garoto, e isso se torna uma verdadeira jornada de amizade, reflexão sobre a vida e amadurecimento.

ferris_buellers_day_off3 – Curtindo a Vida Adoidado(1986): #SaveFerris! Ferris Bueller é um jovem que, com certeza, sabe viver a vida, e não quer desperdiçar nenhuma oportunidade. Por isso, antes de se formar na escola, sai para seu último dia de “matar aula” com a namorada e o melhor amigo, enquanto eles são perseguidos pelo diretor, Ed Rooney. Filme antológico dos anos 80, uma das coisas mais legais nele é justamente como alguém tão de boas como o Ferris é amigo do paranoico Cameron, e como ele quer fazê-lo enxergar o que há de bom.

young-sherlock-holmes-watson-sherlock4 – O Enigma da Pirâmide (1985): este não é tão conhecido, mas é muito bom e divertido, tendo como produtor ninguém menos que Spielberg e como roteirista Chris Columbus ( um mestre na arte de dirigir crianças). Ele conta a primeira aventura do ainda adolescente Sherlock Holmes, e como ele se tornou amigo de Watson. Vale a pena assistir! Tem aventura, suspense e ação!

et_19825 – ET (1982): numa cidade pacata, alguns garotos jogavam Dungeons and Dragons quando algo extraordinário aconteceu… e não, não estou falando de Stranger Things! Neste filme, o menino Elliot faz amizade com um extraterrestre que acaba vindo parar na Terra e quer voltar para casa, mas as coisas ficam sérias quando o Serviço Secreto descobre o ser e passa a persegui-los. Um dos melhores filmes da história do cinema, sério.

the_breakfast_club6 – Clube dos Cinco (1985): talvez este tenha sido um dos filmes que melhor soube retratar a adolescência e a questão de como sermos verdadeiros uns com os outros, numa fase da vida em que isso não é fácil devido à pressão social típica do High School. Cinco alunos totalmente diferentes entre si (a patricinha, a esquisitona gótica, o nerd, o atleta e o rebelde) são obrigados a cumprirem um castigo na escola durante um sábado inteiro, e lá, naquela situação estranha, eles acabam ficando amigos e descobrindo que têm muito mais em comum (e uma série homenageou este filme também, mas não foi ST, e sim Dawson’s Creek).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp