Se tem algo que Stranger Things trouxe, foi o sentimento nostálgico por uma das épocas mais queridas do século XX, os anos da década de 1980. E, se teve algo que o cinema deste período mais buscou explorar, principalmente no conteúdo produzido para os mais jovens, foi a questão da amizade, dos valores e do convívio em grupo. Não à toa, como boa “cria” que a série dos irmãos Duffer é, não poderia faltar uma turma de amigos dispostos a manter a lealdade e se apoiarem não importasse o que fosse acontecer.

Neste post, acho interessante lembrar filmes dos anos de 1980 que representam tão bem a ligação dos meninos de Stranger Things:

goonies

1 – Os Goonies (1985): Já cantava Cindy Lauper na música-tema do filme, “What’s good enough for you/ Is good enough for me” ( O que é bom para você, é bom o suficiente para mim”). Os Goonies eram uma turma de amigos para lá de diferentona, cada um tinha um estilo e habilidades únicas, mas foi a união de todas as qualidades deles que os fizeram ser bons o suficiente para fugir de uma família de mafiosos e descobrir o tesouro de pirata que salvaria todo o seu bairro.

stand_by_me2 – Conta Comigo (1986): este foi declaradamente um filme que inspirou os criadores de Stranger Things, segundo os próprios relataram. Ele é baseado em um conto de Stephen King ( “O Corpo”)– e, se você reparou bem, este é o nome do quarto episódio da série, que também homenageia o filme quando os garotos saem andando nos trilhos, procurando o portal para o Mundo Invertido com suas bússolas e resgatar Will. Em Conta Comigo, os quatro garotos protagonistas saem em busca do corpo de um garoto, e isso se torna uma verdadeira jornada de amizade, reflexão sobre a vida e amadurecimento.

ferris_buellers_day_off3 – Curtindo a Vida Adoidado(1986): #SaveFerris! Ferris Bueller é um jovem que, com certeza, sabe viver a vida, e não quer desperdiçar nenhuma oportunidade. Por isso, antes de se formar na escola, sai para seu último dia de “matar aula” com a namorada e o melhor amigo, enquanto eles são perseguidos pelo diretor, Ed Rooney. Filme antológico dos anos 80, uma das coisas mais legais nele é justamente como alguém tão de boas como o Ferris é amigo do paranoico Cameron, e como ele quer fazê-lo enxergar o que há de bom.

young-sherlock-holmes-watson-sherlock4 – O Enigma da Pirâmide (1985): este não é tão conhecido, mas é muito bom e divertido, tendo como produtor ninguém menos que Spielberg e como roteirista Chris Columbus ( um mestre na arte de dirigir crianças). Ele conta a primeira aventura do ainda adolescente Sherlock Holmes, e como ele se tornou amigo de Watson. Vale a pena assistir! Tem aventura, suspense e ação!

et_19825 – ET (1982): numa cidade pacata, alguns garotos jogavam Dungeons and Dragons quando algo extraordinário aconteceu… e não, não estou falando de Stranger Things! Neste filme, o menino Elliot faz amizade com um extraterrestre que acaba vindo parar na Terra e quer voltar para casa, mas as coisas ficam sérias quando o Serviço Secreto descobre o ser e passa a persegui-los. Um dos melhores filmes da história do cinema, sério.

the_breakfast_club6 – Clube dos Cinco (1985): talvez este tenha sido um dos filmes que melhor soube retratar a adolescência e a questão de como sermos verdadeiros uns com os outros, numa fase da vida em que isso não é fácil devido à pressão social típica do High School. Cinco alunos totalmente diferentes entre si (a patricinha, a esquisitona gótica, o nerd, o atleta e o rebelde) são obrigados a cumprirem um castigo na escola durante um sábado inteiro, e lá, naquela situação estranha, eles acabam ficando amigos e descobrindo que têm muito mais em comum (e uma série homenageou este filme também, mas não foi ST, e sim Dawson’s Creek).